buscar

Arte e design são a mesma coisa?

Em Nova York quando se fala em design, por alguma razão, é confundido com decoração. Lá, muitas pessoas associam a palavra design com decoração de interiores.

Negócios
4 semanas atrás
Arte e design são a mesma coisa?

Já na Itália o design é normal, em Milão não se encontra arte contemporânea, na Argentina e no Uruguai até se encontra a arte contemporânea, só que não é nada agradável, por outro lado o modernismo toma conta das casas nesses países, coisa que não vê em lugar algum.

Design é arte

O design é uma concepção de um produto, de qualquer tipo, em todos os formatos e formas pelo mundo. Por exemplo, pode ser uma escola de design em Jerusalém que tenta encontrar um melhor design para máscaras de gás para as pessoas, eles trabalham para encontrar uma forma de diminuir a linha do pescoço, para facilitar na hora de consumir uma bebida, ou então um modelo de máscara de gás para crianças pequenas de forma que a criança possa ser segurada pelos pais.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A italiana e curadora de design do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), Paola Antonelli, tem uma ideia muito importante sobre design:

“Designers são os grandes sintetizadores do mundo. O que eles fazem de melhor é uma síntese das necessidades humanas; atuais condições da economia, dos materiais, das questões de sustentabilidade. E então o que eles fazem, no final é muito mais do que a soma das partes.” Disse ela, em uma palestra TED ministrada em março de 2007.

Designers, no entanto, são independente, porque a melhor forma de criar um design bem-sucedido de um objeto é fingir que ele ou nunca existiu ou que as pessoas poderão ter um novo comportamento com ele. Assim como um artista, ser design é utilizar qualquer ferramenta que tiver a disposição para estabelecer um objetivo. É um senso de economia com humor.

Só que, designers nem sempre fazem coisas que são imediatamente funcionais, mas elas acabam sendo funcionais para um certo entendimento dos problemas. Eles realmente olham para todo o mundo, considerando o mundo em todos os seus diferentes aspectos.

Então, já sabe-se que o design leva tudo em conta. E o interessante é que, com o avançar da tecnologia, as pessoas vão se tornando mais e mais virtuais e impalpáveis, designers, ao contrário, querem que sejamos palpáveis, ativos. Algumas vezes de maneira efetiva.

Paola Antonelli conclui que: “Não apenas a tecnologia está se desenvolvendo — não apenas a tecnologia computacional está tornando o código aberto possível também no mundo do design — mas ainda, a ideia de sustentabilidade — que não é apenas sustentabilidade do ponto de vista da emissões e pegadas de CO2, mas também a sustentabilidade das interrelações humanas — é muito parte do trabalho de muitos designers. E é por isto que designers, mais e mais, estão trabalhando em cima de comportamentos ao invés de objetos.”

Portanto, a principal diferença entre eles está no propósito da criação. A arte existe para encantar, fazer questionar, pensar ou sentir, enquanto o design tem o propósito de atender uma necessidade da sociedade, mais especificamente do mercado de consumo.

Vale a pena investir na África?
A África, de certo modo, vive uma mudança. Uma mudança em como gerenciar sua imagem, e assume o controle do seu próprio destino....
TikTok, vale usar a rede social para fixação de marca?
TikTok funcionaria for business, uma rede social promissora para sua marca ou somente fogo de...
Empreendedora diz que precisamos de menos tecnologia e mais competências humanas
A tecnologia pode ser altamente eficiente, mas isso quando se consegue prever exatamente o que irá precisar, principalmente em uma momento inesperado. Essa capacidade de lidar...
A importância de uma câmara de mediação privada
A mediação é um jeito de resolver conflitos, onde um mediador entra no caso como facilitador da comunicação e da negociação entre as partes. Ao contrário da mediação...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...