buscar
´

Embraer poderá ter avião elétrico em breve

Recentemente, mais especificamente no dia 20 de novembro de 2020, a Embraer – fabricante brasileira de aviões, e a EDP Brasil – multinacional portuguesa do setor elétrico, fecharam parceria para desenvolver pesquisas de um avião elétrico.

Negócios
5 meses atrás
Embraer poderá ter avião elétrico em breve

Acordo de cooperação visa avançar em tecnologia de armazenamento de energia e recarga de baterias para a aviação; protótipo tem primeiro voo previsto para 2021.

Sobre o novo projeto da Embraer

Embraer e EDP se unem na pesquisa do avião elétrico
Embraer e EDP se unem na pesquisa do avião elétrico

A EDP fará o investimento para aquisição de uma solução de armazenamento de energia e recarga do avião, para aeronaves de demonstração com tecnologia de propulsão 100% elétrica.

A parceria dessas empresas visam aumentar a compreensão das tecnologias necessárias para o uso e integração de baterias e motores elétricos, para melhorar a eficiência energética dos sistemas de propulsão de aeronaves, bem como avaliar suas principais características operacionais, como peso, sua eficiência e qualidade de energia, controle e gerenciamento térmico, carga e descarga e o ciclo de segurança operacional.

Atualmente já se tem um protótipo em teste, uma aeronave de pequeno porte, EMB-203 Ipanema, utilizada no segmento agrícola, e o que tudo indica é que terá seu primeiro voo em 2021.

“O histórico de realização de parcerias estratégicas por meio de mecanismos ágeis de cooperação faz da Embraer uma das empresas brasileiras que mais estimula redes globais de conhecimento que permitem um significativo aumento de competitividade do país”, diz Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Estratégia Corporativa.

“É uma satisfação poder contar agora também com a EDP nessa frente de pesquisa científica para a construção de um futuro sustentável. A inovação é um dos pilares da nova estratégia da Embraer para os próximos anos”.

O desenvolvimento do projeto junto com a EDP, é como complemento às pesquisas em andamento da Embraer. A fabricante de aeronaves, já havia iniciado em maio de 2019 o projeto de eletrificação da aviação em cooperação com a WEG.

Para os ensaios está sendo utilizado como plataforma demonstradora um avião de pequeno porte monomotor que realiza avaliação primária das tecnologias de eletrificação. Os testes em solo têm ocorrido na Unidade da Embraer em Botucatu, interior de São Paulo, em preparação para o primeiro voo que acontecerá na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Luís Carlos Affonso, vice-presidente de engenharia e estratégia corporativa, diz que: “O histórico de realização de parcerias estratégicas por meio de mecanismos ágeis de cooperação faz da Embraer uma das empresas brasileiras que mais estimula redes globais de conhecimento que permitem um significativo aumento de competitividade do país”.

Já o presidente da EDP no Brasil, Miguel Setas, ressalta que “A parceria com a Embraer no desenvolvimento do seu primeiro avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica representa uma nova fronteira do nosso investimento em mobilidade elétrica, contribuindo para posicionar o Brasil como um player de ponta neste mercado”.

Por fim, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a companhia estava buscando parcerias para desenvolver novas tecnologias. Segundo o executivo, a empresa só voltará a fazer grandes investimentos sozinha quando sua situação financeira melhorar ou quando a crise causada pela pandemia da covid-19 arrefecer. O projeto de criação de um novo avião turboélice, que já havia sido anunciado, inclusive só sairá do papel se houver alguma parceria com financiador ou outra fabricante.

Chevrolet quer ser neutra em carbono até 2040
Se você for parar pra pensar, o ramo econômico, tem em seu funcionamento e produção muita emissão de gás carbônico. E o objetivo de algumas empresas, é tentar diminuir o...
Índia tem oportunidade para se industrializar usando energia limpa
A índia é uma país muito quente, por isso a demanda de ar condicionado lá é bem maior, e com isso, talvez apenas o sistema solar não renove energia o suficiente para suprir...
Como abrir uma franquia
Então o primeiro passo é escolher o segmento certo para você. Também é preciso ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros. Faça uma...
O primeiro complexo industrial carbono neutro da América Latina
O Polo Automotivo Jeep foi inaugurado em 2015 e é constituído por 16 fornecedores. Hoje, por meio do programa Amigos do Clima, todos se juntaram à Planta Jeep para tornar o...
Fazer concreto pode ser mais ecológico
Você já parou para pensar que existe uma forma inovadora e mais ecológica de fazer concreto? Ou seja, é uma maneira que não prejudicará tanto o meio ambiente e que da mesma...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...