buscar

Energia solar é renovável e está no futuro do Brasil

Em períodos de pandemia, boa parte das pessoas tem passado mais tempo em casa do que fora, fazendo assim com que o consumo de energia elétrica aumente consequentemente. Com o consumo aumentando, o preço da conta também aumenta e as pessoas buscam uma forma de amenizar os gastos.

Negócios
5 meses atrás
Energia solar é renovável e está no futuro do Brasil

E foi nessa vertente que a energia solar ganhou ainda mais força no Brasil. Por se tratar de uma energia limpa e fácil de ser conseguida juntamente ao preço mais baixo dos painéis solares, a energia solar vêm crescendo demais no Brasil e sem precedentes de queda.

Crescimento acelerado mesmo em pandemia

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol.
Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol.

Com a pandemia de coronavírus que se espalhou pelo mundo, milhões de empresas terão resultado negativo neste ano de 2020, principalmente aqui no Brasil. Pelo visto, as empresas do setor de energia elétrica não se enquadraram neste meio.

O Brasil entrou para o seleto grupo dos dez países que mais geraram empregos em todo o mundo no setor da energia elétrica com 162 mil novos sistemas de geração de energia solar, desbancando líderes históricos como Alemanha e Reino Unido na oitava colocação do ranking. Além disso, vale ressaltar que no primeiro semestre de 2020, o aumento de energia solar distribuída foi 77,38% superior ao mesmo período do ano passado.

Além de conseguir gerar uma energia mais limpa, as empresas deste setor cresceram ainda mais e geraram inúmeros empregos. Para isso, basta ver a Associação Brasileira Grupo G5 Solar, fundada pela SolarVolt e outras quatro empresas que decidiram trabalhar em conjunto para fazerem da energia solar uma realidade não tão distante para os brasileiros.

É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica.
É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica.

O resultado? Hoje, a Associação Brasileira Grupo G5 Solar conta com oito empresas que juntas somam mais de 5 mil usinas instaladas em todo o país, fazendo com que o faturamento de todas aumentasse vertiginosamente. A SolarVolt, por exemplo, aumentou seu faturamento em 500% em 2019 e espera um faturamento de 62 milhões de reais neste ano.

Minas como o centro

Aos poucos os grandes centros vão recebendo a energia solar, mas uma região específica no Brasil está vindo com tudo para que essa fonte de energia sustentável esteja disponível o quanto antes para a população.

O Brasil caminha para ter mais energia solar residencial
O Brasil caminha para ter mais energia solar residencial

Estamos falando do estado de Minas Gerais, onde grandes empresas estão comprando fazendas e instalando seus polos de produção com centenas de placas para captação da energia solar.

Com a proximidade das fazendas, empresas mineiras estão começando a abraçar esta ideia e oferecer energia elétrica por um preço mais barato aos seus clientes, visando ir além dos pequenos comércios e produtores, mas atingir grandes cidades. E tem empresa estatal de olho nessa ideia também.

Possibilidade de escolha

Quando falamos das três empresas que atuam em minas e que estão competindo por este mercado falamos da Órgio, Solatio Energia Livre e a Cemig Sim, sendo esta última um braço da estatal mineira para energia alternativas e eficiência energética.

Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica.
Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica.

A Órgio com 400 milhões de investimento nas fazendas e 5 mil clientes em sua carteira e a espanhola Solatio com 1 bilhão de reais que serão investidos para elevar a capacidade de produção de 20 MW para 60 MW neste e ano e chegando até 200 MW estão prontas para tomar o mercado, mas existe um difícil caminho pela frente, visto que a Cemig, que já domina Minas Gerais, ainda investirá mais 100 milhões de reais em melhorias.

A grande ideia destas empresas privadas é oferecer energia elétrica com 15% de desconto do que a energia convencional, porém ainda assim é preciso pagar a taxa da Cemig, enquanto a estatal oferece até 18% de desconto e nenhum investimento do cliente.

No final das contas, a tendência é que justamente as empresas de energia, tanto privadas quanto estatais, acabem competindo entre si e todas com um único intuito: Conseguir o máximo de clientes possíveis com preços atrativos, fazendo assim que a energia solar seja essencial nesta disputa.

Índia tem oportunidade para se industrializar usando energia limpa
A índia é uma país muito quente, por isso a demanda de ar condicionado lá é bem maior, e com isso, talvez apenas o sistema solar não renove energia o suficiente para suprir...
Como abrir uma franquia
Então o primeiro passo é escolher o segmento certo para você. Também é preciso ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros. Faça uma...
O primeiro complexo industrial carbono neutro da América Latina
O Polo Automotivo Jeep foi inaugurado em 2015 e é constituído por 16 fornecedores. Hoje, por meio do programa Amigos do Clima, todos se juntaram à Planta Jeep para tornar o...
Fazer concreto pode ser mais ecológico
Você já parou para pensar que existe uma forma inovadora e mais ecológica de fazer concreto? Ou seja, é uma maneira que não prejudicará tanto o meio ambiente e que da mesma...
Embraer poderá ter avião elétrico em breve
Por fim, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a companhia estava buscando parcerias para desenvolver novas tecnologias. Segundo o executivo, a empresa só...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...