buscar
´

Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

O grampeador é um dos itens da papelaria mais útil em nosso dia a dia, mas muitas vezes ele passa desapercebido, até o momento em que precisamos dele. Mas não tem nada melhor na hora de juntar os papéis.

Negócios
3 semanas atrás
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

Por causa disso, muita gente não percebe que está usando o grampeador errado. Como assim, existe mais de um tipo de grampeador? Sim, e cada um tem uma finalidade. Acompanhe o texto até o fim e entenda de uma vez por todas.

Diversos tipos, tamanhos e finalidades

O mundo dos grampeadores é mais complexo do que parece à primeira vista. Existe uma gama infindável de tipos, tamanhos e finalidades para esse objeto que parece tão simples, mas que também é muito útil.

Os modelos vão desde grampeadores portáteis que cabem na mochila, ou até mesmo no estojo, até os de grande porte utilizados em empresas para grampear muitas folhas, ou folhas mais grossas, de uma só vez.

Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

Grampeador de pequeno porte

O grampeador de pequeno porte é excelente para acompanhar o material escolar das crianças. Além de ter dimensões muito reduzidas, podendo ser menor que 5 cm, ainda contam com uma anatomia melhor para mãos pequenas.

Esse tipo de grampeador normalmente pode grampear entre 10 a 20 folhas de cada vez, dependendo do modelo. Eles podem conter uma quantidade razoável de grampos, chegando a 60 unidades no padrão comum 26/6 ou 24/6.

Grampeador de médio porte

O grampeador de médio porte é aquele tradicional, mais conhecido de todos. São os mais usados em escritórios de advocacia, consultórios médicos e estabelecimentos semelhantes.

A sua vantagem é que ocupam pouco espaço, são leves e eficientes. Você poderá facilmente guardá-lo numa gaveta se não estiver usando, e também poderá manuseá-lo com apenas uma mão, se for necessário.

Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

Grampeador de grande porte

Agora temos o grampeador de grande porte, mais indicado para o trabalho pesado, como por exemplo o de uma gráfica, escolas, cartórios, entre outros. São grampeadores profissionais que têm uma capacidade de resistência e durabilidade muito maiores que os grampeadores comuns.

Alguns deles são tão grandes e pesados que ficam presos a uma mesa. São feitos de aço ou outro metal pesado e resistente, para aguentarem mais pressão. Muitos deles podem grampear até 100 folhas de uma só vez. Claro que trabalham com grampos de tamanhos especiais.

Como surgiu o grampeador?

Em algum momento ao longo desse texto você deve ter se perguntado: quando e como foi que surgiu o grampeador? Por incrível que pareça, neste caso o ovo nasceu antes da galinha, ou seja, o grampo foi inventado antes.

A primeira versão do que hoje chamamos de grampo surgiu com os antigos persas, que precisavam unir de forma eficiente os blocos de pedra nas suas construções. Os engenheiros da época criaram, então, o primeiro grampo, na forma de um metal torcido e que mantinham os blocos unidos.

Já o grampeador surgiu muitos e muitos séculos depois. Apenas durante o reinado de Luís XV, no século XVIII, foi criada uma máquina de unir papéis. Mas seu uso só se popularizou no século XIX. A base do modelo que conhecemos hoje foi patenteada em 1866.

Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

Principais tipos de grampeadores

Como você já deve ter percebido, existe uma infinidade de tipos, marcas e modelos de grampeadores atualmente. Mas para facilitar a sua escolha na hora de comprar o seu grampeador, fizemos uma seleção dos principais tipos. Confira!

Grampeador Mini: são os de uso escolar, com tamanho muito reduzido e com capacidade de grampear até 10 folhas. Tem como principal vantagem a facilidade de carregá-lo para qualquer lugar.

Grampeador padrão: são os mais comuns que conhecemos, ainda com tamanho pequeno e de fácil manuseio. Sua vantagem sobre o Mini é que a capacidade de grampear é maior. Alguns podem grampear até 50 folhas ao mesmo tempo.

Grampeador alicate: também em as proporções do grampeador padrão, mas seu formato em alicate permite um manuseio muito mais fácil, com apenas uma das mãos. Mas sua capacidade de grampear é ligeiramente menor.

Grampeador de mesa: esses são grampeadores tidos como profissionais. Não são muito práticos de carregar, não podem ser usados com apenas uma das mãos, mas sua capacidade de grampear é muito maior, podendo chegar a até 100 folhas de uma vez.

Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar

Como fazer a escolha certa?

Para fazer a escolha certa você precisa definir primeiro qual vai ser o uso do seu grampeador. Se for para o filho levar para a escola, quanto menor, melhor. Se for para uso doméstico não muito frequente, o modelo padrão vai te atender bem. Mas se for para um uso mais intensivo e com grande quantidade de folhas, o de mesa será o mais indicado.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet
Muita gente pensa que para divulgar seu negócio na internet é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro, mas não é bem assim. Não só você pode fazer isso gastando...
O que é 5S? Saiba tudo sobre esta metodologia de trabalho
A finalidade desse conceito, é manter os três primeiros s’ em total conservância. Portanto, a padronização de cores, iluminação, lousas ou placas, mesas, equipamentos, é...
Entenda as diferenças entre imposto a recuperar e a recolher
Tem muita gente que quer ser empreendedora, mas algumas vezes se esquece que isso implica mais do que apenas capacidade de organização e motivação do pessoal de trabalho....
Chevrolet quer ser neutra em carbono até 2040
Se você for parar pra pensar, o ramo econômico, tem em seu funcionamento e produção muita emissão de gás carbônico. E o objetivo de algumas empresas, é tentar diminuir o...
Índia tem oportunidade para se industrializar usando energia limpa
A índia é uma país muito quente, por isso a demanda de ar condicionado lá é bem maior, e com isso, talvez apenas o sistema solar não renove energia o suficiente para suprir...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...