buscar

O primeiro complexo industrial carbono neutro da América Latina

Pensando na sustentabilidade, o grupo Stellantis tem seu primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina.

Negócios
2 semanas atrás
O primeiro complexo industrial carbono neutro da América Latina

O Polo Automotivo fica localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte em Pernambuco, responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro.

Um grande respeito à natureza

O Polo Automotivo Jeep foi inaugurado em 2015 e é constituído por 16 fornecedores. Hoje, por meio do programa Amigos do Clima, todos se juntaram à Planta Jeep para tornar o Complexo Industrial neutro. Desde de 2017 a planta Jeep já carregava o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo estimular empresas a quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa (GHG, na sigla em inglês).

Polo Automotivo Jeep É O Primeiro Complexo Industrial Carbono Neutro da América Latina; Rede de Concessionários Também Vai Alcançar a Neutralidade
Polo Automotivo Jeep É O Primeiro Complexo Industrial Carbono Neutro da América Latina; Rede de Concessionários Também Vai Alcançar a Neutralidade

Toda a redução do indicador de emissões do Polo Jeep veio acontecendo gradativamente, desde o início de suas operações. Em 2020, por exemplo, houve uma redução de 18% do indicador em comparação com os resultados de 2019.

O grande título de primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina se dá a partir de ações que visam a eficiência energética, com a redução de consumo de gás natural e eletricidade, tais como uso de robôs inteligentes com sistema de arrefecimento em stand by, uso de iluminação natural e lâmpadas de led, utilização de empilhadeiras elétricas, entre outras.

“Trata-se de uma conquista muito importante, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nós e nossos fornecedores compartilhamos”, afirma Antonio Filosa, Chief Operating Officer (COO) da Stellantis para a América do Sul.

“A Stellantis já nasceu com a visão de buscar a neutralidade de carbono. Desta forma, damos um passo muito importante com este marco inédito para toda a indústria sul-americana. E muitas outras iniciativas vêm por aí.”

Neste mesmo caminho, toda Rede de Concessionários Jeep se compromete com a causa da neutralidade, buscando iniciativas para a redução e compensação de emissões em todas as 200 lojas espalhadas pelo Brasil.

Segundo Everton Kurdejak, Diretor Comercial da Jeep para o Brasil, a marca elaborou uma estratégia com três passos claros dentro do tema de emissões de carbono no Brasil. O primeiro foi alcançado com o Polo Industrial Jeep. O passo seguinte passa pelo compromisso da Rede de Concessionários. Já o terceiro e último vem com a eletrificação dos automóveis, que já está em curso no exterior.

“Em total sintonia com os valores da marca e inspirados pela conquista histórica do Polo Automotivo Jeep, apresentamos o programa à nossa associação e o interesse foi imediato. Agora, vamos trabalhar em conjunto com todos os concessionários para que sejamos a primeira Rede Jeep do mundo a alcançar a marca de Carbono Neutro”, afirma Everton Kurdejak, Diretor Comercial da Jeep para o Brasil.

“Desenhamos para a marca uma estratégia com três passos claros dentro do tema de emissões de carbono no Brasil. O primeiro foi alcançado com o Polo Industrial Jeep. O próximo, passa pelo compromisso da nossa Rede de Concessionários. O último, mas não menos importante, vem com a eletrificação do nosso portfólio, que já está em curso no exterior. Teremos novidades importantes para oferecer ao consumidor brasileiro ainda este ano”, antecipa Alexandre Aquino, Head da Marca Jeep para a América Latina.

Para o Brasil, os primeiros veículos com tecnologia híbrida da marca a chegar serão os modelos Jeep Renegade e Compass, e também o Fiat 500 elétrico. Todos com previsão de desembarcar no país durante o ano de 2021.

“Começamos a envolver nesse esforço as empresas que fazem parte do nosso Parque de Fornecedores. Já temos um trabalho integrado com essas empresas e foi natural estendermos também para nossos objetivos de diminuir a pegada de carbono do Polo, tornando as nossas operações ainda mais sustentáveis. Treinamos os parceiros, começamos a fazer todo o inventário e hoje conseguimos esse marco tão importante”, comemora Renato Cortez, gestor de EHS (sigla em inglês para a área dedicada ao meio ambiente, saúde e segurança) do Polo Automotivo Jeep.

O Grupo Stellantis ressalta a inclusão do Brasil no compromisso ambiental global, inclusive, no que se refere à mobilidade de baixas emissões ou zero emissões e o comprometimento na criação/ampliação das redes de carregamento para veículos elétricos e híbridos plug-in no país.

Como abrir uma franquia
Então o primeiro passo é escolher o segmento certo para você. Também é preciso ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros. Faça uma...
Fazer concreto pode ser mais ecológico
Você já parou para pensar que existe uma forma inovadora e mais ecológica de fazer concreto? Ou seja, é uma maneira que não prejudicará tanto o meio ambiente e que da mesma...
Embraer poderá ter avião elétrico em breve
Por fim, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a companhia estava buscando parcerias para desenvolver novas tecnologias. Segundo o executivo, a empresa só...
Energia solar é renovável e está no futuro do Brasil
Em períodos de pandemia, boa parte das pessoas tem passado mais tempo em casa do que fora, fazendo assim com que o consumo de energia elétrica aumente consequentemente. Com o...
Embraer revela novo avião comercial turboélice
Na última quinta-feira, dia 29/10, a Embraer divulgou a primeira imagem de possível novo avião turboélice. O novo modelo utiliza um conceito de asa baixa e cauda em T,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...