buscar
´

O que é 5S? Saiba tudo sobre esta metodologia de trabalho

Você já ouviu falar na metodologia 5s? Ela se dá por uma ferramenta de gestão no ambiente de trabalho, trazendo caminhos e estratégias para facilitar um processo de organização em geral nos devidos setores de uma empresa.

Negócios
2 meses atrás
O que é 5S? Saiba tudo sobre esta metodologia de trabalho

Hoje em dia, dependendo do porte da empresa, quantidade de funcionários e áreas de atuação, a relação de organização do ambiente e padronização de tarefas, são quesitos que podem deixar a desejar, e é aí que o erro e a desordem se instalam.

Uma das coisas que mais precisa ter atenção, é em relação a organização e distribuição de tarefas de uma empresa, assim, os funcionários não se perdem, e conseguem deixar cada coisa em seu devido lugar. Isso deve acontecer, principalmente quando se trata de negociações com clientes e quesitos financeiros. Vamos conhecer quais são os 5s e de onde eles vêm.

De onde surgiu a metodologia 5s?

Metodologia 5s (reprodução / Sebrae)
Metodologia 5s (reprodução / Sebrae)

A metodologia dos 5s, foi pensada e desenvolvida para facilitar uma gestão de trabalho, e deixar todo o ambiente e tipo de trabalho de modo padronizado.

Essa ferramenta surgiu no Japão, após a segunda guerra mundial, visando trazer reestruturação para determinadas áreas do país, depois de uma grande bagunça ter acontecido nesse período.

Os ideais e objetivos dessa metodologia na época, era evitar desperdícios, por conta dos estragos e danos que a guerra causou ao país. Com o tempo, ele começou a ficar ainda mais aperfeiçoado, expandindo a sua utilidade em outras áreas.

O método consiste em cinco palavras japonesas, que são: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (disciplina). Vamos conhecer cada uma dessas palavras e qual é sua importância para uma melhor gestão de trabalho.

Seiri – Senso de utilização

Seiri - Senso de utilização
Seiri – Senso de utilização

Esse primeiro senso, traz o objetivo de implicar um ambiente com equipamentos que serão muito bem utilizados, então a ideia é limpar e tirar coisas inúteis daquele local, e deixar somente o necessário, de forma padronizada. Além disso, essa categoria também preza por evitar desperdícios, e usar o máximo de ferramentas ao seu alcance.

Você pode fazer isso avaliando no seu ambiente, o que é necessário para você trabalhar e o que não é, sabe aqueles objetos que sempre ficam tomando um espaço e nunca é usado pra nada? Então, eles devem ser descartados.

O ambiente de trabalho deve ser mantido de modo padrão, e o espaço precisa estar mais clean, ou seja, menos poluído, então quanto menos equipamentos e objetos desnecessários, será melhor a locomoção e realização das tarefas diárias.

Seiton – Senso de organização

Seiton - Senso de organização
Seiton – Senso de organização

Como o próprio nome já diz, essa categoria visa manter o ambiente de trabalho e equipamentos de modo organizado, como aquela velha frase, “cada um no seu quadrado”. Assim, as tarefas e todo o funcionamento da equipe acontecem de forma fluída.

Portanto, eles visam manter o ambiente com layouts, separando as tarefas e equipamentos de forma clara. Assim, todo o ambiente se dispõe de forma padronizada, e fica ainda mais fácil e rápido para fazer o trabalho do dia a dia.

Seiso – Senso de limpeza

Seiso - Senso de limpeza
Seiso – Senso de limpeza

Esse também é um tópico fácil de entender e são tarefas simples do dia a dia que, se cada um fizer a sua parte, já terá uma grande diferença. Portanto, essa categoria visa a limpeza no ambiente de trabalho, onde cada funcionário deve contribuir.

Então o simples prevalece, sujou > limpou. Sempre que puder, higienizar a mesa e o local onde você usa para trabalhar, jogar fora papéis que já foram usados, secar a água da garrafinha que pode cair em cima da mesa, jogar o papel higiênico no lixo, então esses gestos são pequenos, mas que devem ser cumprido por todos os funcionários.

Não só pensando na higiene do local, mas sim, na integridade dos equipamentos também é super importante aplicar esse tópico. Portanto, a cada manuseio de objetos é preciso ser feito com cautela e atenção, para que os mesmos não fiquem imperfeitos para o funcionamento do trabalho.

Seiketsu – Senso de padronização

Seiketsu - Senso de padronização
Seiketsu – Senso de padronização

A finalidade desse conceito, é manter os três primeiros s’ em total conservância. Portanto, a padronização de cores, iluminação, lousas ou placas, mesas, equipamentos, é extremamente importante para dar continuidade às outras categorias.

Ter um ambiente padronizado, significa ter uma funcionalidade melhorada para as tarefas do trabalho, portanto ele evita confusões na hora de exercer uma função, mantém a saúde do trabalhador preservada, e auxilia no desempenho de cada funcionário.

Shitsuke – Senso de Disciplina

Shitsuke - Senso de Disciplina
Shitsuke – Senso de Disciplina

Ter esse conceito sendo reproduzido todos os dias, significa que todos os outros tópicos que citamos acima estão em perfeito funcionamento, pois eles devem acontecer mesmo quando o gestor ou coordenador responsável não está de vigilante no horário de trabalho.

Então a disciplina atua exatamente nas coisas que citamos acima, é você ter a responsabilidade de fazer a sua parte dentro de um ambiente de trabalho, pois o conforto, a segurança, e a fluidez são gerados como resultado de acordo com a disciplina de cada um.

Importância da metodologia

Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.
Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.

Pensando em um ambiente de trabalho atual, é de extrema importância que essa metodologia seja aplicada, pois a comunicação entre gestores e funcionários agora está limitada por conta da pandemia, com alguns deles trabalhando de casa e outros presencialmente, o ideal é que esses conceitos estejam funcionando bem.

Podemos ver também, que muitos problemas que ocorrem dentro do ambiente de trabalho se dá por falta de atenção, disciplina, má comunicação e discordância. Portanto, o ideal dessa metodologia é trabalhar exatamente isso, com o intuito de manter um clima bom entre os funcionários e evitar quaisquer imperfeições nas tarefas diárias.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet
Muita gente pensa que para divulgar seu negócio na internet é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro, mas não é bem assim. Não só você pode fazer isso gastando...
Grampeador: como escolher o melhor pro escritório e escolar
O grampeador é um dos itens da papelaria mais útil em nosso dia a dia, mas muitas vezes ele passa desapercebido, até o momento em que precisamos dele. Mas não tem nada melhor...
Entenda as diferenças entre imposto a recuperar e a recolher
Tem muita gente que quer ser empreendedora, mas algumas vezes se esquece que isso implica mais do que apenas capacidade de organização e motivação do pessoal de trabalho....
Chevrolet quer ser neutra em carbono até 2040
Se você for parar pra pensar, o ramo econômico, tem em seu funcionamento e produção muita emissão de gás carbônico. E o objetivo de algumas empresas, é tentar diminuir o...
Índia tem oportunidade para se industrializar usando energia limpa
A índia é uma país muito quente, por isso a demanda de ar condicionado lá é bem maior, e com isso, talvez apenas o sistema solar não renove energia o suficiente para suprir...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...