buscar
´

TikTok, vale usar a rede social para fixação de marca?

TikTok funcionaria for business, uma rede social promissora para sua marca ou somente fogo de palha?

Negócios
6 meses atrás
TikTok, vale usar a rede social para fixação de marca?

Estamos falando de uma rede social que é um grande fenômeno quando se trata em número de downloads e usuários, está crescendo por todo o planeta. É verdade quando afirmamos que nos Estados Unidos o aplicativo passou o Instagram, que já é um verdadeiro sucesso. Tem muito empresário e galera de mídia de olhos atentos na novidade promissora. Afinal, é bem simples e intuitivo, sua navegação é bem fácil e dá a opção do usuário fazer videos muito engraçados que acabam se tornando virais.

O que é o TikTok?

Considere um app conhecido, instalado em muitos smartphones pelo mundo, tão grande que foi capaz de superar o Insta e pertinho dos números do facebook. Interessante não é mesmo?

Acredite, o nome dele é TikTok. Um aplicativo de sucesso e diversão que já conta com muitos usuários por todo o globo.

O app está no hall das redes sociais e seu diferencial é o charme da gargalhada e do bom humor, e por conta de ser tão alto astral já é favorito entre usuários da internet. E como ganhar dinheiro com isso? Ou como fazer a minha marca aparecer ali? São questões que as empresas já estão se fazendo para estudar este fenômeno para embarcar na viagem rumo ao bom humor.

Como surgiu o TikTok

O programa foi criado e desenvolvido na Asia, especificamente na China chegando a ser o mais baixado nos Estados Unidos em outubro de 2018. Com o lançamento em setembro de 2016, o app viralizou por conta de um acordo de união, computando valores próximos a R$ 3,8 bilhões, em novembro de 2017 entre a empresa criadora ByteDance, e com o antigo Music.Iy. O casamento concedeu ótimas experiências entre videos e áudios, simultaneamente, num mesmo programa repleto de facilidades de navegação e usabilidade intuitiva.

A partir daí, o Douyin – nome do TikTok na China, nasceu para o mundo, ganhando um grande espaço inicial nos Estados Unidos e na Austrália. Porém seus números significativos de usuários ainda estão na China, seu país de origem e Índia.

Como o TikTok será monetizado?

Sua monetização será configurada a partir de anúncios, seus criadores apostam em alcançar pelo menos 500 milhões usuários/mês. O que é bastante expressivo para quem quer ganhar dinheiro com o negócio. O Douyin ou tikTok é tido por rede social, isso se deve por conta de que seus usuários tem opções como fazer postagens de vídeos com edição, acrescentando trilhas sonoras e finalizar seus lançamentos na rede afim de agradar seus seguidores.

Para quem é dos negócios e ama business, já está atento para fazer isso virar ouro e dar um jeito a mais para ganhar dinheiro. Ele pode ser uma grande oportunidade para produzir maior afinidade com outros usuários e com o seu próprio público, fazendo uso de recursos e das ferramentas disponíveis na plataforma, dedicados à edição de vídeo e efeitos visuais.

Como saber de vai funcionar para o meu negócio

Há alguns atributos do TikTok que vamos comentar e se você consegue converter os vews de alguma forma positiva para o seu negócio, vamos explicar:

Considerando a plataforma de vídeos

O aplicativo é um programa com foco em produções de videos curtos capazes de durar somente 15 segundos. O cliente grava o video e edita o mesmo acrescentando os efeitos de sua preferência incluindo audio como trilha sonora.

Números impressionantes

Quando ouvir dizer que o TikTok é um prodígio, pode acreditar. Realmente merece o título!

TikTok, o aplicativo da vez
TikTok, o aplicativo da vez

Dando a volta ao mundo, o programa ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads, no mês de dezembro/18, o TikTok bateu recorde de instalação mensal, chegando em 75 milhões. Os dados são baseados em instalações por meio do Google Play (Android) e App Store (iPhone), além da estimativa de downloads na própria China.

Para efeito de comparação, em 2018 no mundo, o número de downloads do Facebook foi de 711 milhões e o Instagram ficou com 444 milhões. O TikTok, no mesmo período, conseguiu 663 milhões de downloads.

Quem são os concorrentes

São apps de video, e permitem suas edições como o Snapchat e o Instagram Stories.

TikTok, o aplicativo da vez
TikTok, o aplicativo da vez

Público bem segmentado

Com tanta expressão e atitude, é possível que você já pense em cadastrar uma conta com o nome da sua empresa neste aplicativo. Agora é a hora da dica, existem pontos importantes a serem estudados:

Estatísticas afirmam que os usuários do TikTok tem características específicas. A maior parte dos vídeos tem o tom de bom humor, logo, o público é jovem do tipo adolescente.

É possível que se use a ferramenta com um público mais velho, claro! Afinal, com o sucesso conquistado talvez seja apenas uma questão de tempo para mais gerações passarem a utilizá-lo.

Para começar agora, o ideal é focar no público com idade entre 16 e 24 anos, que são 41% dos usuários.

TikTok e as estratégias de marketing

Qualquer ferramenta de comunicação que tenha expressividade deve receber a devida atenção de quem trabalha com midia, inclusive este aplicativo que tem crescido e demonstrado bastante robustez em seu segmento. É importante considerar que é um fenômeno que atrai principalmente os jovens, tanto por sua plataforma ser mais simples e fluida como divertida e interativa também.

Para quem pretende trabalhar com o aplicativo como ferramenta, é importante tomar alguns cuidados como a análise de compatibilidade de conteúdo entre a faixa etária do público-alvo da marca com o público da rede. Ou seja, se a sua marca, seu negócio atende clientes inseridos na faixa etária de 16 a 24 anos, os resultados tendem a ser produtivos por conta do conteúdo ser diretamente entregue. Basta saber falar! Criando vídeos de humor e divertidos, aproximando a empresa em seu dia a dia.

No entanto, se a marca ou produto tem um perfil mais formal, é importante tomar mais cuidado pois os atributos são outros e o público-alvo mais velho com expectativas mais sérias, investir nessa plataforma pode trazer resultados lentos, mas ainda assim promissores dependendo de como trabalhar esta comunicação. Tudo depende da sua estratégia de comunicação, produto ou serviço, oferta e demanda também precisam ser considerados.

Considere seriamente que a idade não é um fator limitador, é possível criar campanhas com peças relevantes afim de conquistar aqueles consumidores que apesar de tenros, são mais maduros, experientes. Ainda é possível um adolescente buscar conteúdos com o contexto mais sério e educativo.

Vídeos virais e influenciadores

Downloads e usuários dizem tudo: o mundo está se divertindo com o TikTok.

TikTok, o aplicativo da vez
TikTok, o aplicativo da vez

Ainda não é tão conhecido no Brasil, ele já se mostrou capaz de conquistar grandes nações como a da China, India e o America. É bem provável que seja apenas uma questão de tempo para ganhar ainda mais espaço nas terras tupiniquins. Considerando seu engatinhar, se o seu produto é do tipo que investe em plataformas sociais, você pode estar um passo a frente da concorrência com um perfil de referência.

A plataforma já foi amplamente testada

Falando em aposta segura, o aplicativo foi amplamente testado no mercado chinês antes de viajar e conquistar seguidores por outros cantos do mundo, fazendo com que erros crassos fossem descobertos e reparados sem danos aos usuários. Um dos investimentos está na segurança e proteção dos usuários contra assédio e uso indevido garantidos por diferentes filtros que podem ser usados para garantir a privacidade das postagens e dados do perfil.

Não que outros desenvolvedores de plataformas ignorem preocupações com segurança ou tipo de utilização, mas essas outras redes tomaram medidas de proteção apenas depois de muitos downloads. Ou seja, o aplicativo chinês usou um mercado para montar a sua estrutura, testar suas funcionalidades e recursos, alinhar diferentes pontos afim de ter um crescimento infindável.

Vídeo viral é com o TikTok

Falar em divulgação viral é como falar em sonho de consumo para muita gente, muita marca e criar ou desenvolver esse tipo de material é bem mais difícil e muitas vezes pode ter um alto custo. Menos no TikTok.

A explicação é bem simples na verdade, como o engajamento desta rede social tem índices mais altos do que em outras redes, uma vez que o usuário não consegue simplesmente rolar o feed. Ele vai passando pelos vídeos e interagindo. Na America do Norte, a média de tempo de navegação dos usuários no app é de 46 minutos por dia, somando 26 milhões usuários ativos por mês no país.

Então, os vídeos no TikTok tendem a alcançar um grande número de pessoas, com um custo muito baixo, praticamente nulo.

Um bom lugar para explorar o marketing de influenciadores

O aplicativo realmente oferece potencial gigantesco como canal usado por influenciadores digitais. Novamente, por ser um aplicativo de fácil e simples utilização, que oferece efeitos interessantes, esses influenciadores podem usar a rede com maior frequência e interações.

Atualmente, o YouTube é o nome da vez, o canal queridinho entre os influencers. Por isso a concorrência é bem acirrada na conquista da atenção do público.

Nos negócios, empresas que trabalham com um grande nome, grande influenciador digital no YouTube, precisa investir um cash significativo. Com o TikTok, ainda novo, dá para tentar usar novos influenciadores, ou dos mais experientes também, que pode ficar mais em conta no final.

Anúncios

TikTok, o aplicativo da vez
TikTok, o aplicativo da vez

Eles já são bem comuns em outras plataformas sociais, podemos usar o Instagram Ads ou Facebook Ads como exemplo. O TikTok está em fase de testes afim de melhores práticas. Há verdadeira preocupação em não tornar o espaço um concentrado de anúncios como se fosse um espantalho para o público. O que realmente faz sentido, até pelo público ser jovem.

Como encontrar o melhor CIO para a sua empresa?
Esse título, é atribuído ao profissional mais experiente e responsável pelos processos do sistema de informação, ou seja, como se fosse “o linha de frente” dentro desse...
Dicas importantes para se relacionar bem com o seu fornecedor
Melhorando o relacionamento com os fornecedores, você consegue manter o seu negócio com suprimentos eficientes, que, além de aumentar sua lucratividade, oferece valor às...
As marcas mais valiosas do mundo
O mundo está repleto de grandes corporações que conseguem dominar com tranquilidade suas áreas de atuação. Com estas sempre nas listas das melhores empresas do mundo, seus...
Vale a pena investir na África?
A África, de certo modo, vive uma mudança. Uma mudança em como gerenciar sua imagem, e assume o controle do seu próprio destino....
Arte e design são a mesma coisa?
O design é uma concepção de um produto, de qualquer tipo, em todos os formatos e formas pelo mundo. Por exemplo, pode ser uma escola de design em Jerusalém que tenta encontrar...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...