buscar

Vale a pena investir na África?

Tudo indica que a vida começou na África, conforme estudos analisando fósseis. Mas quando se fala da África as primeiras coisas que pensamos são: fome, corrupção, genocídio, AIDS e escravidão, tudo de ruim. Mas a verdadeira história esconde muita coisa, principalmente a possibilidade de investimento que existem neste continente.

Negócios
4 meses atrás
Vale a pena investir na África?

A África, de certo modo, vive uma mudança. Uma mudança em como gerenciar sua imagem, e assume o controle do seu próprio destino.

Saiba mais sobre a África

A África em comparação ao outros continente, possui tão pouca luz que literalmente pode-se chamar de “Continente Negro”. Ela é o segundo maior continente, em massa, ficando apenas atrás da Ásia. Para se ter uma ideia, a África é tão grande que daria para colocar os EUA continental, China e toda a Europa dentro dela, e ainda sobraria espaço. Além de ser o segundo continente mais populoso, com 900 milhões de pessoas, a África também possui mais de 2.000 línguas e dialetos. O que leva a dizermos que a África não é só um país, ela é feita de 53 países diferentes.

E o primeiro sinal que o banqueiro investidor sul-africano Euvin Naidoo encontrou para investir na África é o fato da inflação em geral estar diminuindo por lá.

A África, de certo modo, vive uma mudança. Uma mudança em como gerenciar sua imagem, e assume o controle do seu próprio destino
A África, de certo modo, vive uma mudança. Uma mudança em como gerenciar sua imagem, e assume o controle do seu próprio destino

“Eu chamo de “agrupamento Z.E.N”. Zâmbia: de 2004 a 2006, vai de 18% de inflação para 9%. Egito: de 16% para cerca de 8,4%. Nigéria, mesma situação: de 16% para 8%. Números de um dígito. Mais fascinante, há outros países — África do Sul, Ilhas Maurício, Namíbia — todos um dígito.” Disse Euvin Naidoo em uma palestra TED em junho de 2007.

Então, à partir disso surge mais motivos para se investir na África, veremos o outro lado da história desse continente, como o ouro, minerais e a infraestrutura de primeiro mundo.

No que investir na África?

África do Sul foi votada como o principal destino de call-centers para as mil maiores empresas do Reino Unido. Mesma língua, cronologia, etc.

Outro incentivo é que o famoso relatório BRIC, indica que em poucos anos a Nigéria estará entre as 10 maiores economias do mundo. Isso é uma oportunidade de investimento.

Bem-vindos à África! Ou melhor, bem-vindos de volta para casa. Pois foi aqui que tudo realmente começou, certo?
Bem-vindos à África! Ou melhor, bem-vindos de volta para casa. Pois foi aqui que tudo realmente começou, certo?

“Quero abordar isso da perspectiva do mercado de capitais. O banco Guarantee Trust recentemente emitiu o primeiro Eurobond da África, e isso exclui a África do Sul. Mas o primeiro Eurobond, o acúmulo de capital no exterior, do seu balanço patrimonial, sem ajuda de fundo soberano — é uma indicação da confiança que acontece na economia. Sem ajuda de fundo soberano, uma empresa nigeriana acumulando capital no exterior. É só um sinal do que virá.” Complementa Euvin Naidoo

Euvin Naidoo
Euvin Naidoo

Na área do petróleo, a África representa 18% do abastecimento de óleo dos EUA, o Oriente Médio somente 16%. Na Nigéria, cerca de 2.4 barris de petróleo são feitos por dia, chegando ao mesmo patamar do Kuwait e da Venezuela.

Até então, o Egito já investiu U$ 2.8 bilhões em uma grande zona industrial na África. Perto do Mediterrâneo e de Alexandria, várias indústrias têxteis e petroquímicas, estão sendo gerenciadas por uma empresa baseada em Singapura.

Na parte de agricultura, a Tanzânia já recebeu apoio do East African Organic Produce Standard (Padrão de produtos orgânicos da África Oriental), reunindo agricultores e demais interessados no leste africano para obter normas para produção de orgânicos, visando em pequenos agricultores sem pesticidas, nem fertilizantes, além de melhores preços. Essa pode ser uma oportunidade de enfrentar mercados e obter um preço elevado. A Uganda é a Nova Companhia Florestal, replantando e desenvolvendo suas florestas.

O setor bancário na Nigéria é um pouco precário, somente 10% do país tem cobertura bancária, e como a Nigéria abriga mais de 135 milhões de pessoas, é de se pensar em investir mais nisso, pois só existem somente 700 caixas eletrônicos no país.

O mesmo papel acontece na telecomunicações. A África está precisando de energia, e esta é uma boa oportunidade de investimento.

O motivo de tudo isso parte do fato da África está buscando crescimento, e há muita oportunidade lá. O que a África está provendo é diversificação, e também oportunidades de rendimento para o investidor.

“Quero pedir que quando vocês pensarem sobre que papéis podem desempenhar na África, pensem sobre sua jornada em termos de iluminar este continente. Porque existem grandes oportunidades. E pensem sobre o conceito de transformação no fundo de suas mentes, porque as coisas podem mudar rapidamente. Quando juntarmos esforços, talvez no futuro a África esteja muito diferente.” Finaliza o banqueiro investidor Euvin Naidoo.

Como encontrar o melhor CIO para a sua empresa?
Esse título, é atribuído ao profissional mais experiente e responsável pelos processos do sistema de informação, ou seja, como se fosse “o linha de frente” dentro desse...
Dicas importantes para se relacionar bem com o seu fornecedor
Melhorando o relacionamento com os fornecedores, você consegue manter o seu negócio com suprimentos eficientes, que, além de aumentar sua lucratividade, oferece valor às...
As marcas mais valiosas do mundo
O mundo está repleto de grandes corporações que conseguem dominar com tranquilidade suas áreas de atuação. Com estas sempre nas listas das melhores empresas do mundo, seus...
Arte e design são a mesma coisa?
O design é uma concepção de um produto, de qualquer tipo, em todos os formatos e formas pelo mundo. Por exemplo, pode ser uma escola de design em Jerusalém que tenta encontrar...
TikTok, vale usar a rede social para fixação de marca?
TikTok funcionaria for business, uma rede social promissora para sua marca ou somente fogo de...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...